Nesse artigo você vai conhecer mais sobre anticoncepcional engorda ? espero que goste, aproveite também para conhecer outros artigos relacionados na nossa categoria de Saúde. Por favor, se esse artigo for relevante para você, deixe um comentário no final da página, e muito importante para nossa equipe! Fique a vontade e boa leitura.

Será mesmo que o anticoncepcional engorda ou é apenas mais um mito? Seria apenas uma falsa percepção das mulheres quanto aos efeitos colaterais dos anticoncepcionais?

O anticoncepcional é uma pílula contraceptiva oral que possui hormônios(normalmente combinados), que são capazes de inibir a ovulação e prevenir a gravidez, alguns apresentam outros efeitos secundários como: melhora da acne e controle da oleosidade, mas uma das maiores preocupações das mulheres quanto aos seus efeitos colaterais é se o anticoncepcional engorda ou não.

Muitas mulheres se queixam de que o anticoncepcional engorda, outras afirmam que não tiveram alteração alguma no peso, enquanto existem aquelas que conseguiram emagrecer com o uso do mesmo.
Alguns pesquisadores acreditam que devido as mulheres serem muito observadoras e perceptivas, qualquer alteração de peso que ocorre em um espaço de tempo, seria motivo para culpar e taxar que o uso do anticoncepcional engorda.

Estes pesquisadores afirmam que os anticontraceptivos não causariam esse efeito e que eles não deveriam ser considerados como os vilões, pois o aumento de peso não é uma reação do mesmo, e sim uma falsa percepção das mulheres, sendo muitas vezes um equívoco, pois a pílula pode provocar uma retenção de líquidos, e este acumulo de líquido acabaria causando o inchaço.

Outros fatores que acarretariam o aumento de peso, seria a forma ou estilo de vida das mulheres usuárias das pílulas: se a pessoa não pratica exercícios, é sedentária e não possui nenhuma medida para controlar o peso como ter hábitos alimentares saudáveis e uma dieta balanceada, não se deve culpar os anticontraceptivos quando seu método de vida não colabora para manter a forma.

Porém existem outros estudos e experimentos que apontam que realmente o anticoncepcional engorda, pois a pílula ao fazer com que haja o acumulo de gordura e a retenção de líquidos também modifica a composição e forma do corpo. Consequentemente, as mulheres irão sentir a diferença tanto na balança quanto visualmente, visto que essa gordura costuma se acumular de forma subcutânea em áreas como: quadris, coxas e seios.

 

👨‍👩‍👧 O QUE DEVO FAZER PARA SER MÃE ?
Saiba tudo nesse Link: 👉 CLIQUE AQUI

 

Portanto, isso demonstra que cada pessoa irá reagir de uma forma diferente em relação aos hormônios, por serem organismos únicos o que funciona para uns pode não funcionar para outros, com o uso do anticoncepcional algumas mulheres podem emagrecer enquanto outras acabam engordando, assim deverá ser levado em consideração que o hormônio pode agir de formas diferentes em cada pessoa, cada organismo e forma de vida vai influenciar de maneiras variadas a reação causada pelo anticoncepcional.

Uma das alternativas a serem tomadas seria continuar o uso do anticoncepcional por um período maior que três meses, pelo menos é isso que os especialistas recomendam, pois normalmente após o terceiro mês esses efeitos colaterais diminuem gradualmente, na medida que o corpo e organismo se acostumariam com a dosagem de hormônios o aumento de peso diminuiria até normalizar por completo.

Mesmo depois de continuar seu uso, notando que após o terceiro mês não houveram diferenças e esse aumento de peso ou outros efeitos colaterais causados pelas pílulas anticoncepcionais persistem e continuam a incomodar, existe a possibilidade de adotar o uso de outros métodos contraceptivos.

Lembrando que o aumento de peso causado pelo anticoncepcional normalmente não é tão grande quanto ganhar 13 a 18 quilos em apenas 9 meses, como é o caso da gestação. Portanto, para quem não deseja uma gravidez indesejada, fica o alerta para ter em mente que um método contraceptivo deve ser usado corretamente.